quinta-feira, 30 de junho de 2011

Coisas fáceis...

Coisas fáceis,não é que se vão fáceis mas sim que ninguém dá valor...Pegando o exemplo clássico da educação,pois além de estar inserida neste ramo vejo de perto o descaso dos estudantes.
Escolas boas,bem estruturadas,merenda que não falta em nenhum dia letivo,material escolar para quem não pode comprar,uniforme grátis,sala de computação equipada,biblioteca em construção ,material apostilado e professores que ainda tentam ensinar...tudo seria perfeito,beeeemmmm distante de muitas escolas brasileiras que vemos em reportagens na TV,mas o que atrapalha toda essa "perfeição" são os que deviam ser mais interessados...o aluno...Pois é, não estão nem aí para tudo isso e ainda reclamam de barriga cheia e cabeça vazia.Obviamente que existe exceções,tem muito aluno querendo levar a sério,mas os valores se inverteram de tal forma que o bom aluno é "perseguido" e zombado por ser estudioso e o que impera dentro da escola são o descaso e a preguiça mental, a falta de educação para com os professores e com os próprios colegas.
Infelizmente a escola se tornou um tipo de assistência social e não um âmbito acadêmico.
Morro de pena daqueles que querem ser alguém na vida e vejo a súplica em seus olhos para que façam os outros ficarem quietos para ele aprender.Os professores não são mais transmissores de sabedoria,mas sim idiotas ignorados,palhaços,psicológos sem remuneração,pajens (para pais que mandam os filhos pra escola pra se ver livre deles),saco de pancada e depósito de frustrações alheias além das nossas próprias.
É triste vivenciar isso todos os dias,num mundo em que a inteligência devia se destacar nesse mundo globalizado e super seletivo,informações nas pontas dos dedos e crianças mais espertas.Então o que acontece?
Será que têm a mente tão reduzida que estudar é sinônimo de castigo e chateação?Hoje o jovem não tem ideais,sonham pouco e fazem muita besteira,porque sabem que os pais e até a própria sociedade vai acoita-lo de seus erros e responsabilidades, então eles adiam suas vidas a longo prazo, se afundam no ócio ,pois qualquer coisa ,os pais estão ali e que se matem de trabalhar por eles ,enquanto exigem celulares de último modelo, computador(Não para estudar,mas para ficar jogando e desperdiçando tempo precioso com conversas virtuais)roupas da moda e outro tipo de consumismo desnecessário.
E estou eu a pensar que só tive essas "mordomias" quando arregacei as mangas e o cérebro e fui trabalhar,pegar minha lança e meu escudo e enfrentar esse cavalo bravo chamado vida.Se eu a domei?Não totalmente ,pois de vez em quando ela tenta me derrubar,mas me tornei uma boa amazona.
Atualmente,a maioria dos pais não deixam os filhos crescerem ou os deixa muito à vontade quando é necessário lhes dar disciplina ,não só os pais pois as leis também contribuem para isso...e vai virando essa anarquia que ninguém mais pode controlar.
Fico pensando, que se pudesse me tornar uma adolescente novamente,iria agarrar todas as oportunidades que tanto tentei e não consegui na minha época,iria realizar meu intento de me tornar uma jornalista,viajar pelo mundo e estudar muito.O que me consola é que fiz o que estava a meu alcance com as poucas chances que tive e olha para essa turma apática e vem uma tristeza, uma vontade de lhes sacudir o cérebro e faze-los enxergar que podem ser o que quiserem nessa vida,bem mais que pensam suas cabeçinhas ocas.
Quando vejo a notícia de crianças loucas para estudarem e sem condições alguma naquelas escolas arruinadas e assoladas pelo descaso,dá uma vontade de ser um Harry Potter e fazer uma mágica e trocar esse alunos que não querem saber de nada por esses que tanto querem e ver no que dá?Seria uma boa lição de vida, afinal a dor é de quem sente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário